Aedes Aegypti - Mosquito da Dengue

Essa é a primeira vitíma da gripe suína em Jequié-Ba; Cidade situada à 350 Km da Capital.
Estranhamente, quando se começou a falar da gripe suína na Bahia, as autoridades de Jequié, a saber; o Srº Prefeito, a Srª Secretária de Saúde, os Srº Vereadores da Bancada da Oposição e da Situação, deixaram pura e simplesmente de falar e principalmente de se preocupar com o referido mosquito transmissor da dengue.
Lembrando as "autoridades" de Jequié o Aedes Aegypti está por aí, esperando as chuvas, que vão passar e deixar as poças d'água com água limpíssima, onde segundo essas mesmas "autoridades com aminésia" o mosquito coloca seus filhotinhos que posteriormente irão se tornar mosquitos fortes e saudavéis, para contaminar e matar país de família, filhos, adultos, crianças, etc......
Só pra Lembrar:
Quando alguém se contamina com o vírus da dengue, desenvolve a doença, que dura uma semana sem outras complicações. Mas, se a pessoa se contaminar outra vez com um outro tipo de vírus da dengue, ela pode desenvolver a forma hemorrágica da doença. Por exemplo, uma pessoa pode se contaminar com o vírus da dengue tipo 1 e depois de um tempo se contaminar pelo vírus tipo 2. Nesse caso, ela pode desenvolver uma forma grave da doença – é a chamada dengue hemorrágica, em que a pessoa doente pode ter sangramentos com choque e morte.
Na dengue hemorrágica, as plaquetas caem muito e a pessoa pode morrer em conseqüência dos sangramentos. Com a disseminação do mosquito, há um risco maior da pessoa se infectar por mais de um vírus e desenvolver a dengue hemorrágica.
Qual o tratamento para a dengue?
O tratamento da dengue é somente de suporte, ou seja, não há um medicamento específico para tratar a doença. O tratamento consiste em deixar o paciente em repouso, hidratado, sem febre e sem dor. Se o paciente apresenta um sangramento grave, ele deve receber tratamento específico em um hospital. Não se deve usar ácido acetilsalicílico (presente em medicamentos como a Aspirina) para diminuir a febre ou a dor em pacientes com suspeita de dengue. O ácido acetilsalicílico age sobre as plaquetas, diminuindo a capacidade do corpo de formar coágulos. Por isso, ele deve ser evitado na suspeita de dengue.
O Ministério da Saúde recomenda o uso de acetaminofen para o controle da febre e da dor na suspeita de dengue, nunca ultrapassando o limite de 3 g por dia.
Como se prevenir?
Primeiro, não existe vacina para dengue. Segundo, é ploriferado em áreas urbanas, ou seja, você está sempre submisso � doença. O que queremos é: “Faça sua parte que eu faço a minha”
Enfim:
Ao contrário do que diz o título do post o Aedes Aegypti não morreu de gripe suína e está a nos rondar e prontos para nos atacar, estamos de olho Srº Prefeito e seu secretáriado e esperamos atitudes efetivas contra essa verdadeira epidemia do século.
Robson R R dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário